Farinha branca X Farinha Integral
Olá Pessoal! Hoje quero falar um pouquinho sobre um alimento muito presente nas mesas dos brasileiros, a FARINHA.
Para produzir a farinha é preciso esmagar os grãos de cereais, transformando-os em pó fino. Este pó forma a base para preparação de tortas, panquecas, cupcakes, pizza, pães, bolos e mais uma enorme variedade de alimentos processados.
Esses produtos feitos com farinha branca são mais leves e macios não precisam ser insistentemente mastigados exigem pouca mastigação, o que faz as pessoas engolirem muito mais rápido o alimento e, consequentemente, consumam maior quantidade, justamente porque com a mesma rapidez com que o açúcar se eleva no sangue e aumentam os níveis de serotonina, hormônio ligado à sensação de bem estar, ele também baixa, podendo gerar em um curto período de tempo, uma necessidade de consumir mais do alimento. Já os alimentos feitos com farinha integral, que, em sua maioria, apresentam uma textura mais dura e seca como os pães integrais e os biscoitos funcionais. Além disto, há o problema da falta de fibras, porque o processo de refino da farinha de trigo em farinha branca reduz 80% da quantidade de fibras, o que a torna muito mais pobre nesse quesito.
FARINHA BRANCA X FARINHA INTEGRAL A primeira diferença que merece ser destacada é em relação à quantidade de fibras e de nutrientes presentes na farinha integral. Por não passar por um processo de refinamento, como acontece com a farinha branca, a versão integral retém uma quantidade maior de nutrientes, fibras, vitaminas B1 e B6, proteínas e minerais, como magnésio, selênio e zinco, o que faz com que ela seja uma opção nutricionalmente mais rica do que a farinha processada.
MAIS BENEFICIOS DA FARINHA INTEGRAL: • Aumento da saciedade e auxilia na perda de peso • Melhora o funcionamento intestinal • Redução e no controle dos níveis de colesterol e glicose no sangue
COMO CONSUMIR Não é necessário eliminar completamente da dieta os alimentos preparados com farinha branca, mas é essencial LIMITAR a ingestão e substituir, sempre que possível, pela forma integral, que é muito mais saudável. .
Dica da Nutri: Consuma Farinha de Aveia: ela contém uma fibra que auxilia na redução do colesterol LDL. Estudos demonstraram que pacientes que consumiam 3 gramas dessa fibra conseguiram uma redução de 8 a 23% no colesterol total. Para consumir esse valor, é preciso comer cerca de duas colheres de sopa cheias de farelo de aveia. É no farelo que encontramos a maior concentração dessa fibra.