A alimentação correta para quem pratica esportes.
Pessoas fisicamente ativas, aquelas que praticam exercícios regulares tanto em academias como fora delas, são indivíduos diferenciados, preocupados com sua saúde, seu corpo, seu bem-estar e seu desempenho esportivo. Normalmente, essas pessoas, chamadas desportistas quando não têm finalidade competitiva e atletas quando desejam competir e melhorar seu desempenho, possuem motivação suficiente para a prática de atividades físicas regulares e para a alimentação saudável. O problema é: como ter acesso a informações corretas e cientificamente adequadas sobre alimentação. Sabe-se, no entanto, que as informações acerca da nutrição na atividade física são geralmente fornecidas por pessoas nem sempre habilitadas, criando tabus e, dependendo da forma como são interpretadas, podendo levar a um consumo dietético inadequado. Sabe-se que, atualmente, a nutrição é reconhecida como imprescindível para a prática de atividades físicas, principalmente quando se busca melhorar o desempenho esportivo em competições, mas também para ajudar na obtenção de um corpo perfeito, com uma composição saudável, adequada e esteticamente notável, a saber: uma massa magra predominante e proporcional (que inclui a massa muscular) e, também, uma massa gorda menor, mas dentro dos padrões de saúde e, porque não, dos de beleza.
A alimentação correta para quem pratica esportes deve fornecer, por um lado, nutrientes energéticos e a prática de exercícios regulares, por outro lado, melhora a habilidade do organismo utilizar esses nutrientes. Uma variedade de fatores determinará que tipo de combustível o músculo usará durante o exercício. Isso inclui a intensidade, a duração, o nível de condicionamento físico do indivíduo e o fornecimento da dieta. A qualidade da dieta, portanto, determinará que tipo de nutriente será usado no período do exercício. Proteínas, gorduras e carboidratos são possíveis fontes de combustível para a contração muscular. Na verdade, todos eles são utilizados na prática de exercícios. A quantidade utilizada é que varia pelas condições de cada individuo. A nutrição apropriada constitui o alicerce para o desempenho físico. O consumo de nutrientes adequados é importante para garantir a energia necessária ao esportista, a boa recuperação dos músculos e a redução do estresse oxidativo ocasionado durante o treino.
Existem modificações dietéticas especiais para aperfeiçoar o desempenho físico do atleta e praticante de atividade física que vão muito além de uma nutrição balanceada. Frequentemente nos deparamos com indivíduos que gastam o seu tempo e energia esforçando-se para alcançar um desempenho ótimo no exercício ou tentando atingir uma meta e na hora de se alimentar, têm praticas alimentares inadequadas e, as vezes, prejudiciais.
Para fazer a avaliação das necessidades individual e calculo do plano alimentar é imprescindível uma consulta com o nutricionista.