Água no esporte
Essencial à vida, está presente na maioria dos seres vivos. No ser humano, representa até 70% do corpo. A água serve para hidratar o organismo, ajuda a dissolver os alimentos e transportar os nutrientes. Um adulto deve beber de 1 a 3 litros de água por dia.
Quem pratica esporte deve aprender a hidratar-se com sabedoria. É muito importante manter-se hidratado ao praticar esportes, mas deve-se saber o que tomar e em que momento.
A regra é simples: quem pratica esportes até 1 hora ou 1 hora e 15 minutos deve tomar apenas água bem fresca (com temperatura da geladeira: entre 4 e 6ºC), levando-a em garrafas térmicas para mantê-la fria, sempre tomando de 3 a 4 goles grandes a cada 15 ou 20 minutos.
Quem pratica esportes entre 1 e 2 horas incompletas pode, além da água, tomar água de coco gelada como complemento isotônico para repor sais. Siga a mesma regra: de 3 a 4 goles a cada 15 ou 20 minutos, pois é o tempo que o estômago esvazia para esses líquidos.
Já quem pratica esportes de longa duração, na 1a hora, deve tomar somente água fria, mas a partir da 2a hora deve tomar hidratantes com soluções semelhantes ao soro sanguíneo, que são as bebidas para atletas (tipo Gatorade, Sport Drink etc.), sempre bem geladas, de 3 a 4 goles a cada 15 ou 20 minutos.
Nunca tome essas bebidas repositoras de sais antes de ter feito esportes por pelo menos 1 hora, pois são ricas em sódio e podem elevar sua pressão arterial desnecessariamente. Por outro lado, não tome só água quando seus treinos são longos, pois a água não repõe os sais perdidos por tanto tempo, e você pode ter problemas sérios de saúde (esse quadro é chamado na área médica de hiponatremia). Coloca-se em risco a vida do atleta ou do desportista com o uso excessivo de água, após fazer esportes por longo período e com perda intensa de suor.
Atenção: Cada caso é um caso e seu nutricionista deve avaliar a sua necessidade.