DOCE VENENO | Por Que o Açúcar Tem Tanto Poder?
Quando você prova uma nova refeição nutritiva e saudável, novos sabores e alimentos, o seu cérebro aciona os mecanismos de recompensa também para sinalizar que você está fazendo algo que é muito bem vindo, afinal, o corpo gosta de variedade e tudo mais.
Essa experiência causa um pico de dopamina no cérebro, o que significa sensação de bem-estar.
Se você continua a repetir a mesma refeição dia após dia, os níveis de dopamina começam a cair até ficarem baixos, afinal, o que você está fazendo não é mais novidade e está na hora talvez de tentar dar uma variada.
Agora, veja que interessante…
Esse mecanismo natural de ajuste não funciona quando estamos ingerindo açúcar.
No caso dos doces, podemos comê-los todo o santo dia e SEMPRE teremos picos de dopamina no cérebro… ou seja, os níveis se elevam e se mantêm lá sem ter a queda normal que acontece no caso anterior que falamos.
O açúcar tem o poder de “burlar” o sistema e sempre conseguir que o cérebro acione os sistemas de recompensa para motivar você a repetir sempre este hábito.
Por isso também que o açúcar é considerado por muitos experts como, literalmente, uma droga.
O açúcar tem PODER e quanto mais você dá espaço à ele, mais este poder aumenta e você não vai poder mais contar apenas com sua “força de vontade” para solucionar o problema.
O açúcar extraído da natureza é submetido ao refino, que utiliza inúmeros produtos químicos, com finalidade de deixa-lo mais branco e soltinho. Infelizmente nesse processo, as fibras, sais minerais, proteínas e demais nutrientes são eliminados, resultando em um produto químico cheio de calorias vazias. O consumo do açúcar refinado ainda produz um estado de superacidez que desmineraliza o nosso organismo, levando à carência de cálcio, magnésio, zinco, cobre e selênio. A insulina é um harmônio que transforma o açúcar (sacarose) em glicose. A glicose em excesso, essa energia não consumida, vira gordura e se acumula no organismo, causando doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes e hipertensão arterial, dentre outras.
DICA 1- Substitua o açúcar refinado comum por açúcar mascavo ou mel na alimentação pode ser uma opção, já que possuem mais minerais e vitaminas. Mesmo assim, o consumo ainda deve ser moderado, pois também são substâncias altamente energéticas.
DICA 2 - Como estímulo para dispensar o açúcar, lembre-se que as antigas civilizações não utilizavam complementos na alimentação e até mesmo o mel era ingerido apenas como remédio. E, se for impossível mesmo resistir, consuma o açúcar tradicional junto com alguma fibra para que ela ajude a reduzir sua absorção pelo organismo”.
Agente já sua consulta!
Santo Antônio de Jesus: Clínica Santo Antônio (75) 3631-3725 Clínica Gleice Araújo (75) 92512127 / (75) 8198-9326 Nazaré: Clínica Santo Antônio (75) 3636-4109