Recomendações de nutrientes para gestantes ativas.
Em relação à prescrição de exercício para gestantes e sua dieta, considera-se primordial a saúde e a segurança da gestante e do feto, analisando a relação entre a alta demanda do metabolismo maternofetal e fatores externos.
As necessidades nutricionais das grávidas ativas não foram conclusivamente estudadas, pois existe variação em relação ao tipo e à quantidade de exercício físico que elas praticam. Para uma estimativa sobre as necessidades de energia para a gestante que faz exercícios físicos é preciso somar a energia correspondente àquela gasta no decorrer da prática da atividade física com aquela necessária à manutenção dos estoques energéticos maternos, levando ainda em consideração seu peso corporal anterior à gravidez. Se a curva do aumento de peso maternofetal apresentar queda anormal em qualquer estágio do desenvolvimento da gravidez, devem ser adicionadas mais calorias à dieta, e a grávida fisicamente ativa precisa ter estímulos para comer de acordo com o seu apetite, porém esta ingesta deve ser controlada e com ajustes diários. Aconselha-se uma dieta rica em carboidratos complexos para melhor reposição do glicogênio muscular utilizado durante o exercício.
A gestação requer mais necessidades proteicas, e é útil apoiar a orientação de consumo de proteínas para assegurar uma dieta rica em energia proveniente não somente de carboidratos e gordura. A proteína é utilizada como energia muscular e como substrato para a gliconeogênese durante o repouso ou exercício, e este consumo pode ser aumentado com a atividade física.
O ferro está presente na hemoglobina e mioglobina, que são utilizados para transportar oxigênio, e também participa na liberação de energia nos citocromos. Estes elementos são aumentados durante o treinamento, e é esperado que a utilização de ferro também aumente. A recomendação é que a ingesta de ferro deve ser garantida à gestante fisicamente ativa com reserva aproximada de 800mg de ferro na metade da gravidez até seu término. Entretanto, a literatura não indica necessidades extras de ferro à grávida ativa em relação à grávida sedentária. Ambas devem garantir os estoques maternos de ferro com um suplemento de 30mg.
A gestante ativa tem necessidade maior de reposição de água para garantir o controle de temperatura do corpo, a hidratação corporal durante o exercício e a expansão do volume de água corporal total inerente à gestação. Em uma sessão de exercícios físicos extenuante, até 4% de água do corpo pode ser perdida, o que se equipara a 2.700g em um indivíduo de 70kg. Esta diminuição de água corporal acarreta em uma perda no volume sanguíneo circulante, levando à redução da capacidade de dissipação de calor em um próximo momento de exercício, o que pode ser prejudicial à mulher grávida. A hipertermia causada por exercícios físicos pode causar anomalias congênitas, em especial defeitos no tubo neural. A gestante deve ser estimulada a consumir pelo menos um copo de líquido a cada 15 minutos de treino. O consumo de sódio deve ser orientado principalmente para a gestante ativa, pois as perdas acentuadas de sódio durante o exercício são prejudiciais e as bebidas com reposição de eletrólitos podem ser úteis durante e após o treino para reidratação, principalmente em temperaturas elevadas, para garantir a expansão do líquido extracelular, tão importante no desenvolvimento gestacional.
Agende já sua consulta!
Santo Antônio de Jesus: Clínica Santo Antônio (75) 3631-3725
Clínica Consult Nutri 75-91008072 (Rua Tiradentes n°73 centro, primeiro andar, em frente à Coffel / Ref: Ao lado da malharia vibração) Cruz Das Almas: Hospital Incar (75) 3621-3922 /(75) 99100- 8072 Nazaré: Clínica Santo Antônio (75) 3636-4109